quarta-feira, 19 de junho de 2019

Männerchor Liederkranz - 100 Jahre



O Coro Masculino Liederkranz, ligado ao Centro Cultural 25 de Julho, completou no último mês de maio 110 anos de existência. Apesar da popularidade recente, com apresentações disputadas pelo público na Oktoberfest Blumenau, a história dessa reunião cultural começou há muito mais tempo.
Para comemorar a longevidade, a diretoria vai organizar um evento no dia 20 de julho, com duas apresentações: uma no formato clássico do coro e outra com o show Alte Kameraden Treff (O Encontro dos Velhos Camaradas).

HISTÓRIA

Os Gesangvereine (Corais) foram trazidos para à região do Vale do Itajaí, pelos primeiros imigrantes alemães. A música fez e fazia parte da cultura dos primeiros imigrantes, nos momentos de lazer, músicas do folclore germânico, como também hinos das igrejas, nas religiões protestante e católico.
O Männer Gesangverein Liederkranz (Sociedade Masculina de Canto Circulo da Canção) foi fundado em 26 de maio de 1909. Com intensa atuação na vida musical de Blumenau, a sociedade de canto se destacou por inúmeras apresentações no Teatro Frohsinn.


Com a chegada a Blumenau do maestro Heinz Geyer, discípulo de Richard Strauss, e o Liederkranz passa a ser regido por ele. O maestro também compôs e adaptou obras para o coro masculino. Assim foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz, que por algum tempo não mais existiria. Em 1936, pela fusão da Sociedade Teatral Frohsinn, do Männer Gesangverein Liederkranz e do Klub Musical (banda de instrumentos de corda) foi fundada a Theater und Musikvereins Frohsinn, que três anos depois viria a se transformar na Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.


A alma do Liederkranz permaneceu viva.  25 anos após o "término" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau. E assim aconteceu. Foi oficializado a nova formação do Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho Blumenau, através da iniciativa dos senhores:  Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente - Sr. Eugen Seelbach, em 1962.


O coro masculino é atualmente regido pelo maestro José Carlos Oeschsler e possui 34 componentes. Recentemente, o Männerchor Liederkranz ganhou popularidade pelo show Alte Kameraden Treff, O Encontro dos Velhos Camaradas, responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento da Oktoberfest. Em 2019, será a décima participação dos Velhos Camaradas na Oktoberfest Blumenau, também motivo da celebração.



Os convites para a festa já estão disponíveis na Secretaria do C.C 25 de Julho de Blumenau, bem como a reserva de mesas. São somente 250 ingressos disponíveis.

Convite

Informações



Pedro Berejuk



Nenhum comentário:

Postar um comentário