terça-feira, 22 de setembro de 2020

Os Alemães do Volga

Setembro é um mês especial para os princesinos de origem alemã: voltamo-nos no dia 7 em reverência à nossa Pátria, o Brasil, passando pelo aniversário da nossa cidade de Ponta Grossa, e no mesmo mês recordamos com carinho a chegada de uma leva imigratória sem a qual o destino princesino não teria sido o mesmo: Os alemães do Volga.

Uma história que começou quando a Alemanha nem se entendia por Alemanha, passando pela Rússia e finalmente encontrando uma morada segura no distante Brasilien.

Do carvalho semeado em solo princesino fez-se então lentamente, mas em progresso contínuo, uma nova Ponta Grossa. 

Seja no transporte da erva mate, nas casas de comércio, na história de inúmeras famílias, nas sociedades de teatro e música, na imprensa, nas cervejarias, na culinária e na arquitetura, nisso tudo o imigrante alemão imprimiu sua marca na cidade ao longo dos anos, fazendo do cidadão local também um pouco alemão.

Glaub mir: auch Du, Pontagrosser, bist teilweise ein bisschen deutsch!

Sabendo olhar com admiração para os anos de luta, sofrimento, tragédia dos imigrantes alemães do Volga que encontraram no trabalho, na cultura, na fé, na família e no sonho de fazer do Brasil um novo lar, fazer da Neue Heimat um lugar próspero, teremos sempre mil e uma razões para seguir adiante com a nossa caminhada.

Quando nos livros de história, nos fóruns de genealogia, nos cultos luteranos, nas cervejarias, no crescente interesse pela língua alemã, quando vemos a alegria da gente princesinha com as cores da bandeira da Alemanha junto ao verde e amarelo, nisso tudo está o carinho e o sonho inconsciente de um retorno um retorno à origem.

Que o legado dos alemães do Volga nunca seja esquecido! 

Möge dass das Erbe der Wolgadeutschen nie vergessen wird! 

__________________________________________________________________________

Texto: Newton Schner Jr. (Centro de Línguas Germania)

Arte: Caroline Stelle

Publicado originalmente no jornal Diário dos Campos, em comemoração ao aniversário da imigração dos alemães do Volga no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário