quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Bandas Austríacas na Tirolerfest 2023

Prefeitura de Treze Tílias
O final de setembro se aproxima e com ele vem a expectativa para com as festas de outubro em todo o sul do Brasil. Este ano terei a felicidade de acompanhar de perto as festividades dos 90 anos de imigração austríaca em Treze Tílias, a tradicional Tirolerfest.

Para quem ainda não conhece, Treze Tílias (em alemão Dreizehnlinden)  foi fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol (principalmente do Tirol austríaco, mas também do Tirol italiano). A cultura tirolesa é preservada no dialeto, na arquitetura típica da cidade, na culinária tradicional e nos grupos folclóricos de dança e canto que animam as festas do município. 

A Tirolerfest é um evento anual que celebra a cultura e tradições tirolesas. Este ano a festa terá uma programação muito especial para comemorar os 90 anos de imigração em Treze Tílias.  Além de várias atrações da cidade, como os grupos folclóricos e Banda dos Tiroleses, a festa terá a participação de bandas vindas da Áustria.  

Musikkapelle Osttirol
Uma das atrações vindas da Áustria é a Banda Ostirolermusikkapelle, grupo com mais de 40 integrantes, que promete animar o público com músicas tradicionais de Osttirol. O grupo se apresenta no primeiro final de semana da festa.

Já no segundo final de semana a programação conta com a banda dos prefeitos do Tirol, conhecida como Bürgermeistermusikkapelle (https://buergermeistermusik.com/)  e o grupo Lei Bech aus Tirol. Ambos os grupos se apresentarão na festa de 13 a 15 de outubro.

Grupo Lei Blech
O Bürgermeistermusikkapelle foi fundado em Schwaz no ano de 1995 sob o lema “A música não conhece fronteiras e conecta pessoas e povos através de diferentes visões de mundo e direções políticas”. Na fundação integravam a banda 21 prefeitos, vice-prefeitos, servidores municipais, servidores públicos e demais servidores públicos. Hoje a banda conta com mais de 70 integrantes. No início se apresentavam em ocasiões oficiais na comunidade, mas as apresentações logo se expandiram para além do distrito de Schwaz, para eventos oficiais em toda a Áustria e para além da Europa. O grupo já se apresentou no Chile, Argentina, Brasil, Itália, Alemanha, Turquia, Coreia do Sul e Rússia.

Bürgermeistermusikkapelle
A presença de grupos da Áustria engrandece a festa e valoriza as origens e a cultura da cidade, além de proporcionar um intercâmbio entre grupos folclóricos e bandas locais com os grupos da Áustria. As datas e horários das apresentações estão disponíveis no site da Tirolerfest (https://tirolerfest.com.br/

Aguardamos a festa com muita expectativa e convidamos a todos a viverem e celebrarem a autêntica cultura Austríaca no Tirol Brasileiro.

Pedro Berejuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário