sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Documentário Choppmotorrad - A Saga do Embaixador

Primeiros anos de Choppmotorrad
A Oktoberfest de Blumenau, famosa por ser o epicentro das celebrações germânicas nas Américas, está prestes a ganhar um documentário que promete emocionar e encantar espectadores do mundo todo. A produção, que já está em fase de preparação, vai traçar a trajetória de um dos personagens mais importantes da Oktoberfest e da história cultural de Blumenau: Ingo Penz, o líder carismático da banda Choppmotorrad.

Desfile da Oktoberfest Blumenau

O documentário com a previsão de estreia para o segundo semestre de 2024, promete mergulhar fundo na vida de Ingo Penz e a profunda relação do personagem com a maior festa alemã das Américas. A Oktoberfest, que atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, será o pano de fundo para contar a história de um artista que tem dedicado a vida à música, à celebração e à tradição.

A produção cinematográfica que tem como título provisório Revelando a Oktoberfest: A Saga do Embaixador, está sendo realizado por uma equipe de cineastas e pesquisadores apaixonados pela cultura germânica. Além da carreira de sucesso de Ingo Penz à frente da banda Choppmotorrad, os produtores também pretendem mostrar a jornada pessoal, os desafios e vitórias do personagem ao longo dos anos como fotógrafo e cinegrafista.

Durante a Oktoberfest 2023, que acontecerá entre os dias 4 e 22 de outubro, no Parque Vila Germânica, a equipe de produção estará em Blumenau para registrar imagens exclusivas do evento e entrevistar não apenas Ingo Penz, mas também amigos, familiares e outros protagonist
Homenagem da Assembleia Legislativa de SC
as ligados à história do evento germânico.

Os diretores do documentário, Ernoy Mattiello, Júnior Padilha e Henry Ritter Kirst, compartilharam a empolgação do trio de produtores com o projeto: "Ingo Penz é uma figura emblemática da Oktoberfest de Blumenau, e seu legado vai muito além da música. Queremos mostrar como a vida dele se entrelaça com a história da festa e como ele contribuiu para torná-la o que é hoje. Este documentário será uma celebração da cultura alemã no Brasil e da paixão de Ingo pela música e pela festa”, afirma Kirst.

Ingo Penz, que recentemente celebrou seu 71º aniversário, está ansioso para compartilhar sua história com o público. "A Oktoberfest é como uma segunda casa para mim. É onde encontrei minha verdadeira paixão, minha família musical. Este documentário será uma oportunidade de relembrar momentos incríveis e de agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada comigo, como o memorável amigo Horácio Braun", comemora Ingo.

A produção de Revelando a Oktoberfest: A Saga do Embaixador, promete trazer à tona memórias emocionantes, músicas icônicas e momentos inesquecíveis da festa que há décadas encanta Blumenau e o mundo. O documentário previsto para exibição em rede nacional e em plataformas ondemand, é avaliado grupo produtor, como um tributo merecido a um dos personagens mais amados da Oktoberfest e um registro histórico dessa celebração única que representa uma extensão da Alemanha no coração do Brasil.

A equipe de produtores e diretores integra uma trajetória fílmica que conecta coproduções audiovisuais presentes neste segmento desde 2009, com obras como Heimatland & a História do Kerb, Memorável Trem de Ferro, Primeiro Assalto ao Trem Pagador, Brasília Capital Brasileira do Futebol Mundial, (Documentário da Copa do Mundo 2014), a minissérie A Linha da Memória e o longa de ficção chamado Ódio, filme nacional de grande sucesso na plataforma da Prime Vídeo.  

A História da Choppmotorrad

A Choppmotorrad surgiu da criatividade da dupla Ingo Penz e Horárcio Braun que em 1985 já haviam criado a Bierfahrrad, a bicicleta da cerveja. Considerada a precursora dos veículos nos desfiles da maior festa alemã das américas, a Choppmotorrad marcou a continuidade do objetivo da dupla em trazer alegria, novidade e irreverência para os desfiles.

Choppmotorrad e Südbrasilien

E assim o fotografo Ingo e o amigo Horácio trouxeram um novo sentido para desfiles, que hoje contam com nove carros alegóricos, sete veículos de tração animal e 49 brinquedos de outros grupos.

Ao longo dos anos a Choppmotorrad atravessou fronteiras e fez participações internacionais na Festa Nacional da Cerveja de Belgrano na Argentina, a Oktoberfest mais antiga das Américas. Em 37 anos, a Choppmotorrad já distribuiu gratuitamente quase um milhão de copos de chope Nesta edição, o grupo vai participar de cinco dos seis desfiles oficiais do evento

Me sinto privilegiado de ter Ingo Penz como amigo e poder compartilhar histórias e momentos junto a ele e a Choppmotorrad, levando sempre a diante a cultura e a história, de nossa Blumenau, da Oktoberfest e da moto mais famosa do sul do mundo.

Immer Lustig Niemals Traurig !

Pedro Berejuk

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Bandas Austríacas na Tirolerfest 2023

Prefeitura de Treze Tílias
O final de setembro se aproxima e com ele vem a expectativa para com as festas de outubro em todo o sul do Brasil. Este ano terei a felicidade de acompanhar de perto as festividades dos 90 anos de imigração austríaca em Treze Tílias, a tradicional Tirolerfest.

Para quem ainda não conhece, Treze Tílias (em alemão Dreizehnlinden)  foi fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol (principalmente do Tirol austríaco, mas também do Tirol italiano). A cultura tirolesa é preservada no dialeto, na arquitetura típica da cidade, na culinária tradicional e nos grupos folclóricos de dança e canto que animam as festas do município. 

A Tirolerfest é um evento anual que celebra a cultura e tradições tirolesas. Este ano a festa terá uma programação muito especial para comemorar os 90 anos de imigração em Treze Tílias.  Além de várias atrações da cidade, como os grupos folclóricos e Banda dos Tiroleses, a festa terá a participação de bandas vindas da Áustria.  

Musikkapelle Osttirol
Uma das atrações vindas da Áustria é a Banda Ostirolermusikkapelle, grupo com mais de 40 integrantes, que promete animar o público com músicas tradicionais de Osttirol. O grupo se apresenta no primeiro final de semana da festa.

Já no segundo final de semana a programação conta com a banda dos prefeitos do Tirol, conhecida como Bürgermeistermusikkapelle (https://buergermeistermusik.com/)  e o grupo Lei Bech aus Tirol. Ambos os grupos se apresentarão na festa de 13 a 15 de outubro.

Grupo Lei Blech
O Bürgermeistermusikkapelle foi fundado em Schwaz no ano de 1995 sob o lema “A música não conhece fronteiras e conecta pessoas e povos através de diferentes visões de mundo e direções políticas”. Na fundação integravam a banda 21 prefeitos, vice-prefeitos, servidores municipais, servidores públicos e demais servidores públicos. Hoje a banda conta com mais de 70 integrantes. No início se apresentavam em ocasiões oficiais na comunidade, mas as apresentações logo se expandiram para além do distrito de Schwaz, para eventos oficiais em toda a Áustria e para além da Europa. O grupo já se apresentou no Chile, Argentina, Brasil, Itália, Alemanha, Turquia, Coreia do Sul e Rússia.

Bürgermeistermusikkapelle
A presença de grupos da Áustria engrandece a festa e valoriza as origens e a cultura da cidade, além de proporcionar um intercâmbio entre grupos folclóricos e bandas locais com os grupos da Áustria. As datas e horários das apresentações estão disponíveis no site da Tirolerfest (https://tirolerfest.com.br/

Aguardamos a festa com muita expectativa e convidamos a todos a viverem e celebrarem a autêntica cultura Austríaca no Tirol Brasileiro.

Pedro Berejuk


domingo, 30 de julho de 2023

Deutsch-brasilianische Identität

Eine kleine Reflexion eines Deutsch-Brasilianers für den 25. Juli - Tag der deutschen Einwanderung in Brasilien

Jedes Mal wenn ich an die Frage der deutsch-brasilianischen Identität denke, stelle ich mir einige Fragen:

Erstens: Wie sieht unsere ZUKUNFT aus? 2024 feiern wir 200 Jahre seit der Ankunft der ersten Kolonisten in Rio Grande do Sul. Was wird aber aus unseren Gemeinden in 10, 20, 30 Jahren? Realistisch gesehen stirbt vieles aus: es wird immer weniger Deutsch gesprochen, die neuen Generationen lassen sich mal viel mehr für eine oberflächige globalisierte Kultur begeistern anstatt auch fürs eigene zu interessieren (deutsche Kultur, deutsche Werte, Kochkunst, Tanzgruppen, Architektur, Dichtkunst, Musik, Geschichte, Sprache/Dialekte usw), es gibt ja schon viele Initiativen, viele Feste und neue Projekte, aber gleichzeitig wird es leider viel zu wenig über diese Zukunft gesprochen. Die Deutschen haben dem brasilianischen Lande in vielen vielen Hinsichten beigetragen hauptsächlich aufgrund dieser treuen Brücke zwischen zwei Welten - und genau das soll nicht sterben. Fördern wir die Kultur nur für Touristen oder geht's auch darum dass jene Essenz bleibt?

Zweitens: wie verbindet man, wie baut man eine bestimmte Einheit unter deutschen Gemeinden? Jeder beschäftigt mit seiner Gemeinde, was in der Tat wesentlich ist, aber wir bräuchten eigentlich mehr Integration zwischen diesen Gemeinden. Warum nicht mal ein deutsch-brasilianisches Fest, warum nicht mal selbst Konferenzen, Integrationsabende oder Workshops wo wir uns besser kennenlernen und uns auf das Gemeinsame konzentrieren?

Drittens: wie viel leisten wir und wie viel wollen wir noch lei
sten, was für Ziele haben wir als Volksdeutsche in Brasilien, wie viel wollen wir opfern damit das alles nicht einfach verschwindet? Wie viel sind wir bewusst von dem was unsere Vorfahren geleistet haben und von unserem deutsch-brasilianischen Erbe? Ein fantastisches Erbe (Deutschland) und einem fantastischen Land (Brasilien). Wo könnten wir am nützlichsten sein und unser BESTES geben?

Genug davon. Ich bin offen für neuen Diskussionen. Kommentare, Tipps und Kritiken, alles trägt hier bei, denn es geht hauptsächlich darum, einen gesunden Austausch zu machen.

Es lebe unsere deutsch-brasilianische Identität!


Texto: Newton Schner Jr. (Ponta Grossa, Paraná, Brasilien)

Postagem: Pedro Berejuk

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Almoço no C.C 25 de Julho de Blumenau - Semana da Imigração Alemã 2021

Cartaz do evento.


Aconteceu no último sábado, dia 24 de julho, no Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, o evento chamado ‘’Almoço Alemão no 25’’. O almoço fez parte das comemorações da Semana da Imigração Alemã, com programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais.

O evento, que teve comida típica, música alemã e apresentação do Original Blumenauer Schuhplattler, teve por finalidade levantar fundos para o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e ajudar a manter viva a tradição alemã em nossa cidade. Engrandeceu também o evento a participação do Männerchor Liederkranz com algumas canções apresentadas ao público.


Südbrasilien presente no evento
É muito gratificante participar de eventos como este e presenciar encontro de famílias e de amigos envolvidos com a cultura germânica, desfrutando do melhor da gastronomia e música alemã, ainda mais em um local que respira tradição e cultura e que é o centro da cultura alemã de Blumenau, o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. 

Parabenizamos o  C.C 25 de Julho de Blumenau  pela iniciativa e a todos que participaram da organização e realização do evento. Esperamos por mais eventos como este, que promovem o convívio familiar e entre amigos dentro da cultura germânica.

Ótima presença de público no evento, foi um sucesso!

Fotos: Angelina Wittmann

Mais fotos no Blog da Angelina Wittmann


Postagem: Pedro Berejuk

domingo, 27 de setembro de 2020

Visita à Helga Kamp

Dei um pulinho até Brusque/SC para visitar a professora, escritora e tradutora Helga Kamp. Foram duas horas ouvindo-a atentamente e a sensação foi a de uma viagem no tempo.

 Ela, nos seus 89 anos, com uma vitalidade de invejar, falou sobre assuntos dos mais diversos: suas traduções do inglês de livros sobre Lei da Atração e Neurociência e sobre obras que traduziu com o marido que hoje está firme e forte em seus 95 anos, sobre Meister Eckhart, sobre Steiner e a Waldorfschule, sobre viagens, plantas, chás e curas, sobre os anos na Alemanha, sobre como seus filhos e netos hoje desfrutam de todos os tesouros por terem aprendido idiomas desde cedo.

Escutando uma rádio suiça de música clássica, ela mostrou ainda sua biblioteca, seus chás feitos apenas com o que cultiva no jardim onde trabalha diariamente quatro horas, sobre o quanto a música nos ajuda a trabalhar emoções, sobre o quanto escreve todos os dias um pouco mais, sobre o quanto atraímos coisas conforme a vibração do coração, sobre o quanto gostaria de ainda viver por muitos anos para aprender mais e mais.

Antes que eu partisse ela preparou a mesa, pão de grãos assado no forno de barro, geléias feitas por ela, então rezou e disse em alemão: "Obrigado senhor por esta visita, por alguém que vem hoje de longe ao nosso lar com ouvidos para escutar o que temos a dizer e por achar que temos algo a ensinar".

 

Newton Schner Jr.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Os Alemães do Volga

Setembro é um mês especial para os princesinos de origem alemã: voltamo-nos no dia 7 em reverência à nossa Pátria, o Brasil, passando pelo aniversário da nossa cidade de Ponta Grossa, e no mesmo mês recordamos com carinho a chegada de uma leva imigratória sem a qual o destino princesino não teria sido o mesmo: Os alemães do Volga.

Uma história que começou quando a Alemanha nem se entendia por Alemanha, passando pela Rússia e finalmente encontrando uma morada segura no distante Brasilien.

Do carvalho semeado em solo princesino fez-se então lentamente, mas em progresso contínuo, uma nova Ponta Grossa. 

Seja no transporte da erva mate, nas casas de comércio, na história de inúmeras famílias, nas sociedades de teatro e música, na imprensa, nas cervejarias, na culinária e na arquitetura, nisso tudo o imigrante alemão imprimiu sua marca na cidade ao longo dos anos, fazendo do cidadão local também um pouco alemão.

Glaub mir: auch Du, Pontagrosser, bist teilweise ein bisschen deutsch!

Sabendo olhar com admiração para os anos de luta, sofrimento, tragédia dos imigrantes alemães do Volga que encontraram no trabalho, na cultura, na fé, na família e no sonho de fazer do Brasil um novo lar, fazer da Neue Heimat um lugar próspero, teremos sempre mil e uma razões para seguir adiante com a nossa caminhada.

Quando nos livros de história, nos fóruns de genealogia, nos cultos luteranos, nas cervejarias, no crescente interesse pela língua alemã, quando vemos a alegria da gente princesinha com as cores da bandeira da Alemanha junto ao verde e amarelo, nisso tudo está o carinho e o sonho inconsciente de um retorno um retorno à origem.

Que o legado dos alemães do Volga nunca seja esquecido! 

Möge dass das Erbe der Wolgadeutschen nie vergessen wird! 

__________________________________________________________________________

Texto: Newton Schner Jr. (Centro de Línguas Germania)

Arte: Caroline Stelle

Publicado originalmente no jornal Diário dos Campos, em comemoração ao aniversário da imigração dos alemães do Volga no Brasil.



quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Besuch bei Angelina Wittmann

Angelina lançou recentemente o seu livro "Fachwerk", uma obra-prima em defesa da preservação e do resgate de um estilo de construção ancestral germânico que segue vivo em nossos dias e inclusive com notável presença em Santa Catarina. Angelina é uma incansável defensora do Fachwerk - Enxaimel em português - há pelo menos três décadas, tendo inclusive estado na Alemanha por algumas vezes para aprimorar os seus conhecimentos.

Passamos uma tarde maravilhosa de 7 de setembro ao som dos pássaros e de música alemã, de frente para um jardim muito bem cuidado, acompanhados de boas conversas, boa cerveja e boa comida no lar dos Wittmann.

Falamos sobre o Brasil e Alemanha, sobre a cultura alemã no sul do Brasil, sobre o espírito alemão e sobre como sempre na história um pequeno grupo ajuda a manter a chama para que as coisas não se percam para sempre.

Tão logo que a pandemia cesse, esperamos poder fazer com que Angelina lance a sua obra também em solo paranaense.

Der deutsche Geist ist der Geist der Freiheit!

Texto: Newton Schner Jr.